Depois de meses vendo cartazes, placas e todo o tipo de anúncios sobre um novo site de Curitiba, resolvi tomar jeito e visitá-lo, e não é que tive uma agradável surpresa????

O site é verde para começar, adoro essa cor… tem um tour virtual bem simpático, um blog, enquete, busca, uma campanha para plantar árvores (basta você botar seu nome lá e terá sua arvorezinha garantida no Parque Linear), roteiro cultural, uma seção inteira sobre reciclagem, coleta seletiva e o lixo que não é lixo, mas o que realmente me chamou a atenção foi algo chamado De mão em mão, que é uma corrente cultural para compartilhar livros.

No site há uma lista de livros que foram espalhados pela cidade, em terminais de ônibus, pontos de táxi, parques, museus, bancos de praça, etc. A idéia é simples e genial, qualquer pessoa pode pegar esses livros, basta deixar outro no lugar, a única coisa a fazer é entrar no site e registrar onde você pegou/ deixou o seu livro. Não esqueça de que todo livro deve ter na contra-capa o endereço do site, para que todos saibam o paradeiro de cada livro, e os que não conhecem a corrente passem a conhecê-la. 🙂

Tá bom, eu sei que não vivemos num mundo perfeito, que deve sumir livro à beça, que algum espírito-de-porco deve estragar, jogar no lixo, fazer fogueira, mas a idéia por si só é muuuuito legal. E se funcionar, se as pessoas (mesmo que sejam poucas) aproveitarem a oportunidade, já é uma grande coisa!

Vou procurar um livro em casa e deixar na mochila, quando tiver a oportunidade, vou procurar um deles e participar para ver como é. Tem um aqui pertinho de onde eu estou:

  • Livro : Estou Zangada (Joy Berry)
  • Local : Bosque do Papa – em cima da placa do Memorial Polonês

Eu adoro essas idéias, e sonho com o dia em que esse tipo de coisa será normal por aqui, mas sei que estamos ainda um pouco longe disso, mas só depende de educação, não só aquela que tem na escola, mas principalmente aquela de casa, que entre outras coisas ensina desde pequenininho que é feio jogar lixo no chão ou da janela do ônibus/carro, que ensina a dizer por favor e obrigada, a dar o seu lugar para alguém que precise mais que você no ônibus, que ensina a dar a preferência na faixa de pedestre, que ensina a ser gentil sem esperar nada em troca… boas idéias de troca e reciclagem funcionam pelo mundo, como o Rejeitado com Afeto na Itália ou o Freecycle, acho que podemos tentar, mesmo que não seja fácil no começo, mas é preciso começar. 🙂

Acredito que o De Mão em Mão seja um bom caminho para começar por aqui. 🙂

Para saber mais, visite o site www.souligadoacuritiba.com.br.