Eu nasci ali no finzinho da década de 70 e dei sorte de ter bastante música boa para ouvir durante minha infância. Tinha a Turma do Balão Mágico, Trem da Alegria, e ainda tinha Vinícius de Moraes e Toquinho com álbuns como a Arca de Noé, volume I e II, onde reuniram nomes como Ney Matogrosso, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Tom Jobim, Grande Otelo e outros.
Claro que tinha a Xuxa, mas era mais pelos desenhos do que pelas músicas que eu assistia os programas. Algumas músicas grudavam na cabeça, como a do “quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão?” (vai me dizer que você não lembrou da música agora mesmo?) ou Ilariê e tinha até a que provocava lágrimas falando do Xuxo.
Mas quando meu filho nasceu em 1994, não tinha muita variedade de música infantil para ele ouvir. E sim, tinha a Xuxa. Gostávamos das músicas que a Eliana cantava, como a música da formiguinha e da dona aranha, mas eram músicas bem conhecidas, mais parecidas com as cantigas de roda ou músicas que aprendíamos na escola.
Meu filho acabou crescendo ouvindo bastante Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Ira! e por aí vai. Claro que era diversão garantida cantar a música da formiguinha que subia pelo pé ou a música do pato pateta, mas não era muito fácil achar tudo isso em CD ou DVD, e Internet ainda estava longe de ser o que é hoje.
Mas hoje, ahh, esse mundo novo! É tão mais fácil encontrar coisas boas usando a Internet. Meu afilhado de 2 anos é fã da Palavra Cantada, dupla formada pelo Paulo Tatit e Sandra Peres. Eu não conhecia até ver aqueles vários CD’s e DVD’s que ele tem, e que dança e canta junto o tempo todo. As músicas são ótimas, as letras super interessantes, nada daquelas letras para criar gente burrinha, sabe como? É paixão à primeira ouvida.
Me divirto vendo o pequeno cantar e dançar a cada música que começa. Os DVD’s também são ótimos, a cada clipe eles tem jogos, exercícios, trabalham cores, coordenação motora, é incrível. Eu acabei comprando várias músicas para ter no celular para ele ouvir (viva a Amazon) quando viajamos juntos. Confesso que até precisei comprar algumas para uso próprio, porque amei as músicas e acordava cantando e queria ouvir a música toda.
Ainda vou conversar com a mãe e o pai do Bernardo para que eles mesmos escrevam como foi a jornada em busca de música brasileira de qualidade. Garanto que eles vão adicionar mais alguns nomes na lista de boa música para crianças.
Quer ter uma ideia do que eu estou falando? Dá uma olhada nos clipes deles na TV palavra cantada e na Radio Palavra Cantada.
Não deixe de ouvir a música Sopa, é uma das minhas preferidas, como você deve ter percebido. Você pode acompanhar a dupla também pela Página no Facebook, para saber datas dos shows e outros lançamentos.
E claro, se prepare para dar umas pás de bolo para seu neném cantar junto. Eu já fiz minha parte de madrinha e equipei meu afilhado com as suas próprias pás de madeira, para batucar a vontade pela casa.
Depois me conte se você e seu neném gostaram das músicas.